quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

VAI DEIXAR PARA DEPOIS DO CARNAVAL?

No ano novo fazemos a nós mesmos uma série de promessas: mudar comportamentos, realizar aqueles desejos que adiamos o ano passado inteiro, ou que estamos adiando ano após ano, ou mesmo cumprir uma obrigação, resolver uma pendência que não gostaríamos de ter que pensar, mas que persiste na cabeça incomodando. Já parou para avaliar o que você já fez até agora para realizar seus desejos de ano novo? Visitar mais os amigos; fazer aquele curso que vai dar um up na sua carreira; começar ou retomar o curso de idiomas, parar de fumar e de beber; frequentar academia... Por quê deixar para depois? Ah, sei, está esperando para começar depois do Carnaval.
É engraçado que há atitudes e comportamentos que já conhecemos onde vão dar, já sabemos que não produzem o resultado desejado mas, ainda assim, repetimos. A procrastinação, aquele hábito de deixar as coisas para depois, de adiar sempre, e que com o tempo acaba se tornando um vício é um desses comportamentos. Nós já sabemos que o primeiro passo para se concluir uma tarefa, um desafio, é começar, enfrentar. Se toda vez que seu desafio lhe vier à cabeça você disser: “depois eu faço”, “amanhã eu vejo isso”, ou se apegar a alguma justificativa que te impeça, vai acabar não realizando. E quer saber? Chega uma hora que você procrastina por procrastinar, simplesmente para fazer depois, porque se habituou a agir assim.
Procrastinar é um hábito que provoca frustração, culpa, sensação de derrota, deixa a autoestima lá em baixo. Especialmente quando estamos deixando para trás coisas que são importantes para nós – tão importantes que vão para a nossa lista de coisas a realizar no ano novo.
Claro que há casos em que você realmente tem uma razão objetiva para pensar em deixar para depois, mas olha, se você deseja realmente fazer o seu novo ano diferente, não espere nada! E não valorize os empecilhos. Procure a maneira de realizar e, se não encontrar, crie! Comece se perguntando o que te impede. Muitas vezes é simplesmente o medo de tentar, de arriscar um pouco mais, de sair da sua zona de conforto... Uma coisa é certa: quando nós realmente desejamos algo, nós somos capazes de realizar, mas para isso, é necessário planejar a maneira, o como fazer, identificar como vamos saltar ou contornar as dificuldades e, principalmente, começar!!
Mantenha sua lista de ano novo à vista e não deixe de verificar periodicamente o que você já fez para que ao final de 2013 ela não contenha os mesmos itens do ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário