segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

MERCADO DE BELEZA AQUECIDO EM MONTES CLAROS


 O aquecimento do mercado de beleza tem atraído cada vez mais novos empreendedores para o setor e impulsionado a capacitação de profissionais que já atuam na área. Segundo dados da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), o número de salões de beleza no País cresceu 90% em cinco anos, passando de 323.202 em 2007 para 616.033 em 2011. Em Minas Gerais, o total de estabelecimentos quase triplicou no mesmo período, pulando de 19.976 para 58.674. Apesar da ausência de dados em Montes Claros, pode-se perceber nos quatro cantos que a cidade segue a mesma tendência.
E não é para menos. Em seis anos, o gasto com serviços de cabeleireiros no Brasil cresceu 44%. O país já ocupa o terceiro lugar no consumo de produtos de beleza, atrás dos Estados Unidos e Japão. Segundo o presidente da entidade, Antônio Fernandes Domingues Assad, cada vez mais pessoas investem no ramo. "O baixo investimento inicial, a flexibilidade de horário e a certeza de retorno financeiro por conta da demanda crescente, tornam o negócio atrativo." Ele destaca, também, a criação da Lei 12.592/2012, que regulamentou as profissões de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador, como importante fator para o surgimento de novos empreendedores.
Segundo dados do Portal do Empreendedor, do Governo federal, até janeiro deste ano a cidade registrou 648 micro empreendedores individuais no setor. Em Minas Gerais foram contabilizados 22.229 formalizações e, no País, 201.287. O maior interesse das pessoas pelo segmento de beleza contribui para a busca de melhorias e inovações. A profissão está mais valorizada, e a concorrência é maior. Para se firmar no mercado, é preciso oferecer qualidade de serviços e atendimento, apresentando um diferencial.
Esmalteria inaugurada recentemente em Montes Claros
 Essa foi a aposta de Gabriela Cardoso, proprietária de uma esmalteria em Montes Claros. Inaugurada há um mês, a loja é um modelo trazido das capitais. "Em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, as esmalterias já se tornaram comuns. Depois de conhecer o tipo de estabelecimento, estudei bastante e troquei informações com proprietárias para saber se valeria a pena arriscar em Montes Claros", explica.
Para a criação do empreendimento, especializado somente em serviços de manicure e pedicure, a empresária conta que investiu R$ 150 mil. No local, trabalham seis funcionárias que atendem, em média, dez clientes por dia. "O projeto é de ampliar, em breve, o número de colaboradoras para dez", diz Gabriela Cardoso.
André Coimbra, diretor do Senac
Segundo dados da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), o número de pessoas empregadas em salões de beleza do País aumentou de 1,4 milhão em 2007, para 2,3 milhões em 2011. Em Minas Gerais, no mesmo período, o crescimento foi de 64 mil para mais de 150 mil.
Para entrar ou simplesmente se manter em um mercado que está em plena expansão, os profissionais buscam cada vez mais a qualificação através de cursos de capacitação. No Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Montes Claros, cerca de 300 profissionais foram formados em 2012 na área de imagem pessoal, que engloba serviços de cabeleireiro, maquiagem, depilação, sobrancelha, estética, manicure e pedicure. O número é quase 60% maior que o registrado em 2010, de acordo com o diretor da entidade, André Gomes Coimbra.
Segundo ele, 80% dos alunos que buscam os cursos profissionalizantes nunca atuaram na área. "São pessoas que enxergam no aquecimento do mercado de beleza, a possibilidade de ter o próprio negócio ou de conseguir emprego no setor", avalia.

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