sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

FINALMENTE, HORÁRIO DE VERÃO ACABARÁ NO DOMINGO

O Horário de Verão 2012/2013 termina à zero hora do próximo domingo (17/02). Dessa forma, à meia-noite do sábado (16/02), os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Em vigor desde 21 de outubro do ano passado, essa edição teve 119 dias de duração e contemplou as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do estado do Tocantins.
De acordo com o gerente de Operação de Geração e Transmissão da Cemig, Henrique Siqueira de Castro, as demais localidades das regiões Norte e Nordeste não adotam o Horário de Verão, devido à proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias não apresente alterações significativas ao longo do ano. Assim, a medida tem efeito praticamente nulo nesses estados.
Ainda segundo o especialista, o objetivo do Horário de Verão é reduzir a demanda de energia no país, principalmente, no horário de pico, que vai das 18h às 22h. Nesse período, a iluminação pública é ativada e as famílias retornam para casa, aumentando assim o consumo de energia elétrica com a utilização de eletroeletrônicos, chuveiros e demais aparelhos.
Desde 2008, por meio do Decreto 6.558, foram fixadas datas para seu início e término: definiu-se que, todos os anos, a medida entra em vigor sempre à zero hora do terceiro domingo de outubro e se estende ao terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do Horário de Verão e o domingo de Carnaval, o encerramento ocorre no domingo seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário