quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PREFEITO DE BOCAIÚVA É ELEITO PRESIDENTE DO CISRUN

Deputado Paulo Guedes (PT); prefeito de Salinas, Joaquim Xavier (PT),; prefeito de Bocaiúva, Ricardo Veloso (PSDB); ex-prefeito de Pirapora e ex-presidente do Cisrun, Warmilon da Fonseca Braga (DEM); e deputado Luiz Henrique (PSDB)
Foi escolhida nesta quinta-feira (28/02), em Montes Claros, a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun). O presidente eleito é o prefeito de Bocaiuva, Ricardo Veloso, tendo Joaquim Xavier (Kinca da Ciclodias), prefeito de Salinas, como vice-presidente. Os dois, que concorreriam em chapas diferentes, resolveram se unir em candidatura única.
O Cisrun foi criado em janeiro de 2010 e é responsável por gerir o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região que abrange 86 municípios. A primeira gestão foi presidida pelo então prefeito de Brasília de Minas, Jair Oliva Júnior, e as duas gestões posteriores foram coordenadas por Warmillon Braga, ex-prefeito de Pirapora.
"O Cisrun tem o papel de salvar vidas, e está cumprindo esta função. O próximo gestor tem que dar continuidade ao trabalho já desenvolvido e criar novos projetos para fotalecer cada vez mais a rede de urgência e emêrgencia e as portas de entrada, que são os hospitais", diz Warmillon Baga.
O presidente eleito, Ricardo Veloso, afirma que vai propor uma rediscussão na implantação do Samu. "É preciso ampliar o Serviço, com a criação de novas unidades em cidades de menor porte, para garantir melhor atendimento à população".
Joaquim Xavier diz que fez visitas em 70% dos municípios participantes do Cisrun para avaliar o que ainda precisa ser feito. "Em algumas localidades pequenas, das chamadas feitas, apenas uma foi atendida por ambulância.. Há muito o que ser feito, principalmente na estruturação das redes de saúde, como hospitais", relata.
Ainda segundo Warmillon Braga, como parte das metas para a nova gestão estão a aquisição de um helicóptero, renovação da frota de ambulâncias, construção de bases em mais cidades, realização de concurso público, fortalecimento da cooperação com os Bombeiros. Warmillon salientou que deve essa coopreação ser extendida a outros municípios. Outra meta é a conscientização da importância dos serviços prestados pelo Samu, visando a redução de trotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário