quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PETRÓLEO E GÁS NATURAL - Pesquisa no subsolo de Capitão Enéas terá resultado divulgado até o final do ano


A empresa Global Serviços Geofísicos Ltda. deverá anunciar até o final deste ano o resultado da pesquisa de exploração do subsolo de Capitão Enéas, ocorrida há alguns dias e que deixou muitos moradores eneapolitanos curiosos. O objetivo da pesquisa  é identificar a existência ou não de petróleo e gás natural na região. Segundo informações, as pesquisas ainda devem durar alguns meses e o resultado só deverá ser conhecido entre dezembro e janeiro.
A Empresa Brasileira de Exploração e Produção de Gás Natural (Petra Energia S.A) também está realizando estudos geológicos na região. Segundo o coordenador da Petra, Guilherme Pena Castilho, existe a possibilidade de ter petróleo e gás natural no subsolo norte-mineiro, inclusive em Capitão Enéas. Mas a pesquisa é demorada. A empresa vai explorar área de 72 mil quilômetros quadrados em Minas Gerais, o que engloba 83 municípios.
Os cabos colocados sobre o solo captam imagens das camadas de rocha de subsuperfície e enviam para um computador que identifica estruturas que contenham hidrocarbonetos, indicação de que há petróleo ou gás natural. O trabalho é feito com equipamentos especializados, provocando vibrações no solo que são captadas por instrumentos chamados geofones. As informações são processadas e interpretadas, o que possibilita o conhecimento geológico da bacia. Mas o resultado só deve ser conhecido no final do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário