terça-feira, 30 de agosto de 2011

MARCAS DA CULTURA PRÉ-HISTÓRICA EM CAPITÃO ENÉAS


 Como postei aqui no blog, minha equipe foi vencedora do Projeto Multidisciplinar no 1º período e novamente no 2º. O tema dessa vez foi Marcas da cultura pré-histórica em Capitão Enéas – MG, cidade que habita grutas e cavernas cheias de pinturas rupestres. Tivemos como objetivo criar uma campanha publicitária visando à valorização e conscientização do patrimônio arqueológico. A Prefeitura, cliente desta campanha, inserida no processo e interessada na questão cultural busca uma conscientização e valorização da população sobre esse patrimônio da cidade, visando futuramente o turismo. Realizamos uma pesquisa de campo que nos ajudou a constatar a necessidade de mostrar para população esse patrimônio que lá existe e que muitos não têm conhecimento do seu valor. Ao longo do semestre foram estudadas disciplinas de grande relevância para a construção deste projeto e através delas foi possível definir o contexto cultural, o conceito para a campanha, a identificação do público-alvo e nossa sintonização para com ele. Criamos algumas peças como cartaz, cartilha, outdoor, ad jornal e também um spot.
O título “Descubra o tesouro de capitão” é a base do nosso conceito, pois procuramos mostrar para a população de Capitão Enéas que lá existe um tesouro, que são esses sítios arqueológicos. Buscamos também relacionar “tesouro” com “capitão”, ou seja, aquelas histórias de caça ao tesouro, a palavra capitão tem um duplo sentido referindo ao Capitão Enéas e a cidade. Esse título desperta a curiosidade do publico em saber que tesouro que ali existe, que será explicado logo em seguida com um pequeno texto, estabelecendo então uma ligação com o texto da campanha “A cidade de Capitão Enéas abriga sítios arqueológicos - Cavernas e Grutas - que são o registro da história de nossos antepassados, sendo um importante patrimônio cultural para o nosso povo que merece ser reconhecido e preservado.” Esse texto esclarece o titulo proporcionando o entendimento da peça ao formar uma ligação com a parte gráfica e define a linha de ação da campanha.
Assim, as criações das peças tiveram fundamental contribuição dos conhecimentos adquiridos com as disciplinas ao longo do semestre em relação a conteúdo, linguagem, criação, contexto cultural, social, identificação da proposta da peça, e a identidade do público-alvo. E é interessante porque promove a conscientização por parte do público com relação à importância desses sítios arqueológicos para a região.

(Texto extraído do blog "O Pequeno Aprendiz", do acadêmico das 
Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, Thales Albuquerque)

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