quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NOSSAS CRIANÇAS




“Devemos educar as crianças para não punir os adultos”, já dizia um grande filósofo na antiguidade. O que o ser humano mais devia se preocupar é com a educação das crianças. Conforme as crianças de hoje, será o mundo de amanhã. Conforme o que dermos a elas hoje, teremos amanhã. Se dermos uma boa educação às crianças, teremos um mundo melhor no futuro.
Nas mãos dos pais, dos professores, das pessoas que lutam com crianças está portanto uma grande responsabilidade. Elas são os moldes de nossa terra futura.
Infelizmente não é o que vemos em nosso meio. As nossas televisões são as maiores deturpadoras de crianças que já se viu. Nos filmes, nas novelas, nos especiais até mesmo nos desenhos infantis o que vemos? Incentivo ao erotismo, à violência, à droga, ao fumo, ao álcool.
Há uma correria para a carreira de modelo ultimamente. Analisando profundamente esta profissão, o que vemos? Incentivo total ao sexo, a promiscuidade, a prostituição.
As danças e as músicas desenfreadas dos nossos dias. As moças praticamente nuas, os gestos obscenos. Nunca se viu tanto incentivo ao sexo desenfreado como ultimamente. Dizem que isto é proibido às crianças, mas elas veem, observam e acabam participando de tudo.
As nossas crianças deveriam ser incentivadas a cultivar o amor cristão, verdadeiro, o amor fraterno. Estes sentimentos deveriam ser colocados em sua mente para que o senso de responsabilidade, de fraternidade fosse sendo implantando nelas.
Em todos os tempos as crianças foram as que mais sofreram no mundo. Os adultos descarregam seus problemas nas crianças. Elas que deveriam ter todo o nosso apoio, nosso carinho, nosso afeto, são alvos de nossos descarregos. No tempo em que Jesus veio ao mundo isto já era praticado. Herodes, não podendo atingir Jesus, resolveu descarregar sua raiva e seu ódio nos meninos de mais ou menos a mesma idade. “Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos”. (Mateus 2, 16)
Jesus também em suas andanças pelo mundo referia-se sempre às crianças. Vejamos o que Mateus diz: “Foram-lhe então, apresentadas algumas criancinhas para que pusesse as mãos sobre elas. Os discípulos, porém as afastavam. Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais. Porque o reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham”.
Muitos pais esquecem dos próprios filhos e deixam-nos a mercê da sorte. Sem segurança, sem alimentação e elas acabam perdidas por aí, pelos caminhos do mundo e muitos entram na promiscuidade, nas drogas, cometem roubos, assassinatos. Em bandos ou sozinhas, maltrapilhas vemos estas crianças por aí. A população acaba tendo medo delas e se afastam deixando-as cada vez mais sozinhas.
Alguns pais acabam cometendo abusos com os próprios filhos. Em Capitão Enéas, por exemplo, já vimos muitos pais explorarem sexualmente os próprios filhos. Os padrastos são os piores. Ficam com as mães, geralmente, por interesse nas filhas. Assim que as meninas atingem uma certa idade, acabam escravizando-as sexualmente. Muitas vezes as mães tem conhecimento, mas temem o marmanjo e acabam sendo conivente com a situação. Quando abre, realmente, os olhos já é muito tarde. A imprensa nos mostra exemplos deste tipo quase todos os dias. É triste, é dolorido, mas é o que vemos no mundo de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário