segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Investimentos de R$ 74 milhões para BR-251, entre Montes Claros e Salinas, foram perdidos

A chegada de máquinas para trabalhar nas obras de recuperação da BR-251, próximo a Montes Claros, não é motivo de comemoração para quem já está acostumado a trafegar pela rodovia no trecho entre a cidade mineira e a BR-116, divisa com a Bahia. O resultado do recapeamento e da recuperação da via é sempre o mesmo: a obra é malfeita e o desgaste do asfalto, prematuro. A situação chamou a atenção do Ministério Público Federal (MPF), que conduz investigação para apurar a qualidade do serviço.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vinculado ao Ministério dos Transportes, afirma ter investido R$ 74,1 milhões na BR-251 desde 2006. A assessoria não soube detalhar qual foi o investimento no trecho entre Montes Claros e Salinas.

Prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Landulfo Teixeira
"Eles limpam a pista e colocam uma faixinha de asfalto de péssima qualidade em cima. Hoje temos normas técnicas, ferramentas de controle de qualidade e de resistência de materiais. Não faz mais sentido aceitar o que tem sido feito. Isso não é recuperação, é desperdício de dinheiro", lamenta o presidente da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco e prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Landulfo Teixeira.
Há cerca de 15 dias, prefeitos e dirigentes de cidades no Norte de Minas paralisaram dois sentidos da pista para protestar contra as obras pontuais e cobrar uma solução definitiva para a BR-251. Com faixas e distribuição de panfletos para os motoristas, os manifestantes denunciaram a péssima condição da rodovia, sobretudo no trecho entre Montes Claros e Salinas, também no Norte do Estado.
Buracos, lombadas e desníveis na pista tornam a via “intransitável”, nas palavras de Teixeira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, 58 pessoas morreram no trecho apenas em 2011, ano em que foram registrados 607 acidentes.
"São dez mil carros por dia e esse asfalto de péssima qualidade não aguenta o tráfego de carreta de 30, 40 toneladas. O que gastaram aqui nos últimos cinco anos daria para fazer boa parte do que realmente a rodovia precisa, mas de uma vez só", afirma o prefeito Reinaldo Teixeira.
O escritório do MPF em Montes Claros instaurou inquérito civil público para investigar as contratações e o serviço prestado nos últimos anos na rodovia. A apuração começou em agosto de 2011. Responsável pela abertura do inquérito, o procurador da República André de Vasconcelos Dias solicitou informações ao Dnit e determinou que fosse realizada perícia técnica para atestar a qualidade da reforma na pista entre as cidades de Montes Claros e Francisco Sá. O trabalho deve ficar pronto em fevereiro.

Um comentário:

  1. Que fim levou esse projeto? Alguém sabe me dizer o estado atual deste trecho?

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