segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PANEM ET CIRCENSES

Mesmo não querendo me envolver diretamente no mérito da questão, sinto-me na obrigação, como amigo, de usar este blog para sair em defesa do prefeito de Capitão Enéas, Sr. Reinaldo Landulfo Teixeira, que, injustamente, vem sendo acusado por algumas pessoas de nossa sociedade de ter sido o responsável pelo cancelamento de festa particular que aconteceria no último final de semana no bairro Santo Antônio, nesta cidade.
Em momento algum o prefeito tentou impedir a realização do evento, tendo em vista a expedição de Alvará para funcionamento da festa nos três dias solicitados pelos organizadores.
O prefeito de Capitão Enéas, para quem o conhece, não é de usar de tais artifícios para se beneficiar pessoal ou politicamente, como alguns dizem por aí. A sua postura é e sempre será a de buscar cada vez mais benefícios e obras para o município que administra há mais de sete anos, sempre com lisura e transparência com a coisa pública.
Tanto é verdade que hoje figura nos meios políticos como exemplo de homem público a ser seguido, recebendo homenagens não só em nosso Estado, mas também em outras regiões do Brasil, como recentemente nas cidades de Uiramutã e Iracema, em Roraima; e em Ibirubá, no Rio Grande do Sul. A próxima cidade a render homenagem a Reinaldo Teixeira será Manaus, no Amazonas, em dezembro deste ano.
Poucos são os prefeitos que no decorrer de seus mandatos tiveram as contas municipais aprovadas, tanto pelo Tribunal de Contas do Estado quanto pela Câmara Municipal. Em Capitão Enéas, as contas da Prefeitura referentes aos anos de 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 já receberam votos favoráveis do TCE e da Câmara de Vereadores. Qual prefeito pode, nos dias atuais, bater no peito e mostrar dados como estes para a comunidade?
Além do mais, o salário do funcionalismo público municipal sempre foi pago em dia, mesmo com as consequentes crises econômicas mundiais. Os servidores recebem treinamentos constantes e são incentivados a buscar melhorias em seus postos de trabalho. Também os setores comercial e industrial estão fortalecidos, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
Querem agora, os oposicionistas da Administração Municipal, transformar Capitão Enéas na Roma antiga, quando o crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”,  a política do pão e circo. Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.
Abaixo, postagem do fac-símile da representação da 211ª Companhia da Polícia Militar, assinada pelo 1º Tenente-PM, Erick Madureira Alves, e encaminhada ao promotor de Justiça da Comarca de Francisco Sá, Dr. André Salles Dias Pinto, solicitando cancelamento da festa no bairro Santo Antônio, com data do dia 28/09/2011. Também abaixo está o fac-símile do despacho da Dra. Solange Procópio Xavier, juíza da Comarca de Francisco Sá, que acatou Ação Civil Pública do Ministério Público contra os organizadores da festa, com data de 30/09/2011. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário