segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Unidades do Sine vão mudar sistema de atendimento ao trabalhador

O cidadão que precisa de uma colocação no mercado de trabalho, a partir de 12 de setembro, vai contar com uma nova ferramenta: o Portal Mais Emprego. Para a implantação deste sistema, entre os dias 5 e 9 de setembro, todas as unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), coordenadas pelo Governo de Minas, estão fechadas para treinamento dos funcionários.
Segundo o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta (foto ao lado), “o novo sistema agrupa todas as informações aos usuários do Sistema Público de Emprego, sendo uma oportunidade para o trabalhador ampliar suas possibilidades em obter novo emprego e ser reconduzido mais rapidamente para o mercado de trabalho”, explicou.
Com o novo sistema, trabalhadores que preencham o requerimento para o seguro-desemprego nas agências do Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica ou nas unidades de atendimento do Sine estarão automaticamente inscritos no processo de intermediação de mão de obra. Com isso, o trabalhador poderá ter acesso aos serviços de convocação para participar de seleção e ser encaminhado às vagas.
“O trabalhador pode ainda imprimir seu currículo, verificar vagas e candidatar-se ao processo de seleção, além de acessar informações do Portal CBO (Classificação Brasileira de Ocupações)”, destacou Carlos Pimenta.
Já os empregadores poderão ofertar, gratuitamente, as vagas por meio do sistema ou por contato telefônico com as unidades de atendimento ao trabalhador de todo o Estado. Também será possível verificar currículos e convocar trabalhadores, registrar resultados de seleção, acompanhar o processo de intermediação, enviar demandas de cursos de qualificação profissional, acessar o Portal CBO e Portal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Para operar o novo sistema, o Sine-MG capacitou 163 multiplicadores em Minas Gerais, no período de 25 de julho a 2 de setembro, que, por sua vez, estão capacitando outros cerca de 1.200 servidores das unidades de atendimento ao trabalhador em todo o Estado. Os custos para a adesão do novo sistema são financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O Portal MTE Mais Emprego está disponível na página http://maisemprego.mte.gov.br do Ministério do Trabalho e Emprego. Qualquer cidadão pode obter o cadastro para acessar o sistema, basta se inscrever pela internet ou presencialmente em uma das unidades do Sine.

Fonte: www.agenciaminas.mg.gov.br

Um comentário:

  1. Muito interessante, vale lembrar que isto é trabalho do DEputado Carlos Pimenta que é majoritário em Capitão Enéas e tem toda atenção com o nosso municipio tanbém.

    ResponderExcluir