terça-feira, 29 de novembro de 2011

BALANGADOR DE REDE


Nesta quarta-feira (30/11), o jornalista, escritor e meu amigo em particular Itamaury Teles lança seu quarto livro de crônicas, intitulado “Balangador de Rede”, às 20 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula, em Montes Claros.
Itamaury tem-se mostrado com rara inspiração, com textos leves e bem humorados. Nos últimos cinco anos, publicou “Urubu de Gravata e Outras Crônicas”, “Noturno para o Sertão”, “Doce Prejuízo” e, agora, “Balangador de Rede”, sempre com muita aceitação da crítica. Em edições do autor, faz de tudo para colocar seus livros no mercado, promovendo noites de autógrafo desde Porteirinha – sua terra natal -, Montes Claros – onde reside atualmente -, Belo Horizonte – onde morou por mais de vinte anos –, e até no Rio de Janeiro – onde, sempre que pode, faz caminhadas pelo calçadão de Copacabana.
“Balangador de Rede” tem prefácio do advogado, escritor e presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco, Petrônio Braz. Ele diz ter balangado (variante linguística de balançar) “com estranhamento, levado pela forma de superar a si mesmo mostrada pelo cronista Itamaury Teles”. E justifica: “estranhamento quando leio suas crônicas com o sabor de quem via no cronista a capacidade buscada em Tolstoi, de elogiar, criticar e até ridicularizar a si mesmo, quando preciso, num processo de união de valores heterogêneos. A literatura registra a crônica como um gênero narrativo e, nesse campo do saber humano, Itamaury Teles tem-se destacado na imprensa regional norte-mineira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário