terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Capitão Enéas ganhará usina de produção de energia solar


O município de Capitão Enéas vai receber uma usina de produção de energia solar (fotovoltaica). Será o primeiro empreendimento de grande porte para produção de energia solar no Brasil. O investimento é do grupo espanhol Sky Solar, que já atua no negócio em países da Europa e na China. O anúncio foi feito recentemente pelo diretor de Negócios da Sky Solar para a América Latina, Jaime Gomes Algonez, que esteve na cidade reunido com prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Landulfo Teixeira, juntamente com outro diretor da companhia, José Bascones, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Walter Moreira Abreu. 
Os executivos da empresa espanhola também estiveram com representantes do governo estadual, em Belo Horizonte, que sinalizaram a possibilidade da concessão de incentivos fiscais dentro da política voltada para a atração de novos investimentos para o Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri – a chamada “Sudene Mineira”.
Segundo Jaime Algonez, a data de instalação e o tamanho do empreendimento dependerão do leilão que será feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), visando à aquisição de energia solar. O leilão deverá ocorrer até o fim do primeiro semestre de 2012. Como o objetivo é vender energia para ser integrada ao Operador Nacional do Sistema (ONS), a empresa espanhola vai aguardar o leilão da Aneel para calcular o tamanho do investimento.
“O valor do investimento é muito variado. Vai de R$ 10 milhões a R$ 150 milhões. Da mesma forma, o número de empregos pode oscilar entre 100 e 300 pessoas”, revelou Algonez. "Tudo vai depender do leilão (da Aneel)", diz o executivo. Ele informou que, além dos incentivos oferecidos pelo governo do estado, a luminosidade do Norte de Minas favoreceu a escolha da região para a montagem da usina geradora de energia solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário